terça-feira

A Magia Ancestral das Flautas Nativas Americanas


Tenho uma grande afinidade espiritual com as culturas indígenas americanas e especialmente pela arte, espiritualidade e musicalidade dos povos nativos brasileiros dos quais sou descendente direto por parte das minhas bisavós materna e paterna. A beleza, dignidade, elevação espiritual e relação intensa com a natureza são aspectos que admiro nessas tradições culturais. Em  especial, o meu canal de sintonia com essas culturas tem sido a música das flautas nativas americanas das quais sou aficionado. Estou a algum tempo vivenciando com muita satisfação e grandes descobertas essa realidade cultural e espiritual nativa, ouvindo, pesquisando e tocando flautas nativas americanas.

Existe algo profundo, exótico e envolvente no toque de uma flauta nativa americana. Não sei se já tiveram alguma experiência auditiva e espiritual significativa com a audição de flautas nativas americanas, e portanto proponho que experimentem. O som desses mágicos e belos instrumentos musicais têm o poder misterioso de nos reconectar as nossas dimensões sagradas, às nossas origens ancestrais, e nos religar intensamente aos complexos fluxos da natureza com seus ciclos e dinâmicas perfeitas.

Na diversidade de instrumentos sonoros nativos americanos denominados - aerofones destacam-se, sem dúvida as flautas de características musicais marcadamente exóticas e melodiosas. O som das flautas nativas são inconfundíveis, hipnóticos e nos remete as nossas mais profundas e elevadas ancestralidades ameríndias. As flautas nativas americanas em sua riqueza de timbres, tons e variedades sonoras imbricadas nos mitos, ritos, cosmologias e  espiritualidade dos povos nativos compõem um belo complexo universo musical ainda pouco conhecido, divulgado e valorizado no contexto cultural ocidental.

Muitos povos indígenas brasileiros utilizam as flautas em eventos, ritos e manifestações culturais. A variedade desses belos instrumentos revelam uma sabedoria e uma criatividade singular.  Conjuntamente com outros instrumentos nativos, em especial os percursivos, a flauta compõe peças musicais míticas, expressivas e originais que contribuem significativamente com o resgate e preservação das tradições culturais e espirituais nativas americanas.

Os povos nativos que vivem em algumas regiões Amazônicas, no Alto Xingu e também na Nova Guiné adotam e realizam rituais e eventos nos quais a execução de sofisticadas peças musicais - suítes com flautas tem importância nuclear. Fala-se num "complexos das flautas sagradas" em alusão a estas práticas mergulhadas profundamente nas suas belas cosmologias e construções míticas.

Sabemos que existe ainda uma miríade quase interminável de flautas nativas que vão desde a riqueza sonora das belas flautas guaranis, às legendárias e originais flautas quenas andinas, até misteriosas e ancestrais Anazasi, as NAF - Native American Flutes das tribos norte americanas e também as belíssimas flautas dos povos nativos esquimós.

O resgate cultural das Tradições Nativas das Américas emerge na contemporaneidade como possibilidade de sobrevivência e renovação da atual civilização humana. Nesse contexto, quando a natureza exerce sua pressão para o retorno o equilíbrio perdido, é tempo de reencantarmos nosso mundo interior e exterior com a beleza, a magia e a musicalidade nativa americana. Proponho que ouçamos as vozes ancestrais, que deixemos a bela música sagrada das flautas nativas americanas falarem às nossas almas. É tempo de redescobrir o universo musical nativo americano e embalado por essa sonosfera mágica, sonhar sonhos reais de um novo tempo de paz, de respeito, e de amor incondicional – Mboray (guarani).

Que possamos experimentar, vivenciar, resgatar, divulgar e valorizar a Magia Ancestral das Flautas Nativas Americanas e espalhar pelos quatro ventos da Mãe Terra as mais belas canções das flautas sagradas e cantos ancestrais. Convido a todos para iniciar essa bela e envolvente jornada musical e espiritual.



Mitakuye Oyasim - Por todas as nossas relações


Nenhum comentário:

Postar um comentário