quarta-feira

Yuónihan - Vôo da Águia 2011

Foto cedida por Aaron Huey in http://www.oglalalakotaplan.org

O termo Ogalala Lakota - Yuónihan significa: homenagear, ser educado, tratar com respeito e deferência. Revela a beleza de um dos aspectos mais nobres e elevados da alma e do coração dos legendários povos ancestrais nativos americanos.
Yuónihan foi um dos principais sentimentos que experimentei ao participar do magnânimo Vôo da Águia 2011, no mês passado em Palmas- Tocantins. Após cruzar grande parte da bela e majestosa chapada diamantina na Bahia, fui despertado pelo belísimo e fulgurante sol nascente nas serras do Estado do Tocantins. Ao descer do ônibus, fui recebido gentilmente pela Xamã - Vera Lúcia Mendonça. Durante os cinco dias do evento pude vivenciar momentos nobres e sublimes de elevação da consciência, partilha solidária e iluminação espiritual. Levei para essa bela partilha a alma e a canção da nação Lakota e demais nações aliadas, soprando a siyotanka - a flauta nativa americana e pulsando o coração da Terra e do universo como o tambor lakota-sioux em belos encontros de almas e corações nos workshops, vivências, apresentações, orações e confraternizações. Momentos rememoráveis, enriquecedores e inesquecíveis. Fomos bem recebidos, acolhidos e dignamente honrados pelos nobres afitriões do Tocantins, os quais nos proporcionaram momentos ricos, iluminados, plenos de paz, beleza e amorosidade. Ao partir de Palmas num belo final de tarde e após me despedir do grande e novo amigo e irmão Alexandre Wahbe fui saudado pelo belo sol poente do Tocantins no coração do Brasil. Um presente e um sinal do ciclo iluminado que se completou ali e que nascerá em novos horizontes e novos momentos belos e iluminados. Minha profunda gratidão, em ressonância com todos os nossos irmãos e ancestrais nativos americanos, ao Grande Irmão de Jornada Alexandre Wahbe - Presidente do Conselho Mundial de Cidadania Planetária e organizador do Vôo da Águia 2011 e a Grande Irmã Tânia Cavalcante - Coordenadora do MPV - Movimento pela Vida 2011, extensivos a todos os colaboradores, participantes, amigos e amigas que ganhei nessa bela jornada de luz! Que o Grande Espírito nos ilumine nessa caminhada de beleza e que permita que nos reencontremos muitas vezes em vôos cada vez mais belos, sublimes e elevados. Paz, Luz e Beleza a todos!

Mitakuye Oyass'in


Wanbli Gleshka - Águia Dourada

Cidadão Planetário

5 comentários:

  1. Fico feliz que teve essa experiencia,estava me preparando para ir mais não houve comunicado,mais breve quero compartilhar essa experiencia.Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Aho,Angela! Na próxima queremos ter a honra da sua nobre presença! Mitakuye Oyass'in!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:19

    O sentimento de gratidão é um dos mais belos que podemos vivenciar em nossa trajetória existencial e, através dele, permitimos que o Universo possa manter um diálogo com nosso Eu, físico, mental, espiritual e cósmico, alargando as dimensões de nosso eu consciente na direção do eu profundo.
    A gratidão permite-nos expressar tons consonantes por todo o Universo que retornam em forma de energias que agregam beleza, harmonia, paz e felicidade.
    Seu relato em Yuónihan emociona e descreve de uma forma bela e sensível um sentimento que ganhou força, expressão e luminosidade nos encantos dos cenários naturais do cerrado. E, sobretudo, nas energias amorosas e portadoras de Luz presentes nas vivências e vôos “belos, sublimes e elevados”, compartilhados através do “Vôo da Águia” e “Movimento pela Vida”.
    Fomos agraciados pelo Universo com estas energias plenas de encanto pela maravilhosa manifestação de arte e beleza do Universo, ao contemplarmos o nascer e por do Sol em Palmas. E por uma bela e inesquecível vivência de elevação e iluminação espiritual, como você tão bem expressa em seu relato.
    Energias que se expandem e nos retornam, tecendo espirais energéticas que vão inserindo seus registros cósmicos na Memória Cósmica Universal e em nosso DNA energético, configurando os códigos da vida, expandindo nossa consciência e nos interconectando na Grande Teia Cósmica da Vida.
    Parabéns por seu nobre trabalho desenvolvido em Palmas, como Cidadão Planetário, envolvendo a rica partilha das canções, cultura e filosofia da nação Lakota e demais povos nativos americanos. E por recriar, com arte, sentimento e expressão, os belos cenários e vivências em Palmas, através deste significativo relato.

    Silvana Vignini

    ResponderExcluir
  4. Ahow, Wahbe e Silvana! Valeu Palmas, valeu Tocantins, valeu Vôo da Águia! Mitakuye Oyass'in!

    ResponderExcluir