sexta-feira

A Origem da Flauta Nativa Americana - Lenda Lakota


Existem várias lendas sobre a origem da flauta nativa norte americana. Todas são belas e encantadoras, como é o som desse maravilhoso instrumento. Escolhi essa lenda de origem Lakota, que considero especial, principalmente pela sua pureza, beleza lírica e pela elevada expressão da espiritualidade desse povos ancestrais. A flauta usada pelas nações Lakota, das grandes planícies americanas é formada por duas câmaras de ar, conferindo-a uma sonoridade melodiosa e original. Acima das câmaras de ar é ornamentada com uma pequena peça - bloco, totem ou fetiche, em geral um pássaro, e possui cinco ou seis furos que produzem as notas musicais. É fácil e agradável de tocar e ideal para quem está se iniciando na bela arte de soprar a vida e a paz, inspirado pelo Grande Espírito e acalentado pelo amor suave da Mãe Terra.
A minha flauta nativa preferida para tocar é uma Golden Eagle, ilustrada a seguir da High Spirit com a assinatura do renomado mestre Odell Borg. Vamos então a lenda Lakota da origem sagrada da Flauta Nativa Americana:

A Flauta Nativa Americana é um presente da Mãe Terra e do Grande Espírito! É dito que a primeira flauta veio a nós por meio de um jovem nativo americano que estava perdido, vagando sozinho pela floresta. Foi lá, nas profundezas da floresta, que o Grande Espírito o viu e sentindo compaixão por alguém assim tão jovem, decidiu dar-lhe um presente para que ele não se sentisse sozinho.
Dos céus, o Grande Espírito enviou uma pequena ave para pousar em cima de um galho oco de uma grande árvore, à sombra da qual se encontrava o jovem. Um vento forte soprou do norte por dentro do ramo oco da árvore e produziu um som que ninguém ouvira antes. Olhando para cima, o garoto viu o pássaro pousado na árvore. O pássaro começou a bicar fazendo buracos no galho oco. Cada buraco feito pelo pássaro mudava o tom produzindo belas notas musicais à medida que o vento do norte soprava.
Pássaro da Flauta
O garoto percebeu maravilhado que aquele belo som vinha do ramo oco e que era um presente do Grande Espírito. Ele cuidadosamente subiu na árvore para chegar ao ramo e delicadamente quebrou o galho. Soprou dentro do ramo oco, imitando o vento do norte, e produziu um som muito bonito. Mais tarde, ele iria encontrar o seu povo e dizer-lhes sobre o seu dom maravilhoso. Foi assim que a primeira flauta foi trazida para nós pelo Grande Espírito e por isso também que um pequeno pássaro pousa sobre cada flauta.

Essa lenda foi publicada por Fraconiam Fluteman no seu site Abros (em inglês) e traduzida por mim para este post. Percebam como expressa com singeleza e simplicidade, a rica e elevada vivência espiritualista dos povos nativos americanos em plena comunhão com a natureza - a Mãe Terra. A flauta nativa americana e sua sonoridade especial resgata essa bela expressão e nos transporta a um tempo de paz e harmonia espiritual. Com a licença do meu amigo Waldisney Striquer da RedeTrans compartilho com os leitores o belo comentário que ele fez sobre o meu post por lá sobre A Magia Ancestral da Flauta Anazasi: "O Grande Espírito, para o homem branco se revelou no gênesis como um sopro na narina, que deu vida ao homem, agora o homem, sopra para fora este sopro Divino. Quando for tocar tua flauta nova, lembre-se disto. As escrituras milenares indianas também trazem Krshina tocando flauta. Pelo visto, a flauta é o instrumento preferido do Criador. NAMASTÊ!". Valeu Striquer. A nova flauta a que o amigo se refere é uma estilo Anazasi que estou aprendendo a tocar. Já toco a flauta nativa estilo planície – Lakota, que é mais fácil, a algum tempo e tem sido uma grandiosa e elevada experiência. No próximo post pretendo da umas dicas para quem deseja começar a tocar a flauta nativa americana e sintonizar com a beleza da espiritualidade nativa americana.

Ahow! Mitakuye Oyasim
WANBLI GLESKA - Águia Pintada

Nenhum comentário:

Postar um comentário