terça-feira

A MAGIA ANCESTRAL DA FLAUTA ANAZASI

Kokopelli
As flautas têm sido historicamente relacionadas à expressão da rica espiritualidade dos povos ancestrais nativos americanos. Contemporâneamente, a beleza estética, sonora e a riqueza espiritual desse instrumento tem sido resgatado por artistas, músicos, pesquisadores, fabricantes de flautas - flutemakers e descendentes de povos nativos americanos. As flautas nativas americanas tem sido cada vez mais incorporadas aos novos estilos musicais - native american music, new age e world music, à práticas de harmonização espiritual, ambiental e meditação.
No continente norte americano existem basicamente três tipos ou estilos de flautas nativas: as flautas das planícies, as flautas das florestas e as flautas ancestrais Anazasi. Neste post abordo estas últimas, destacando sua riqueza histórica, mítica e especialmente sua importância para o resgate dos sentimentos nativos de harmonização espiritual e integração ecológica. Nos próximos posts abordarei os outros dois tipos de flautas. Espero compartilharmos momentos de vivência e promoção da paz, conhecimento coletivo e contato com a sagrada sabedoria ancestral dos povos nativos americanos.

As denominadas Flautas Anazasi ou mais corretamente Flautas Pueblo Ancestrais foram encontradas em diversos sítios arqueológicos localizados na região do  sudoeste norte americano, próximo ao Arizona e ao Novo México.  Segundo os pesquisadores essas flautas datam em torno de 1670 AD. Sua história está envolta numa áurea de magia e mistério ancestral que compõe a saga dos povos nativos americanos desta região, entre os quais os legendários povos Hopi e Zuni conhecidos pela profunda sabedoria espiritual e pela rica e bela expressão artística. As flautas e registros pictóricos em rochas na região indicam nítidamente a importância das Flautas Anazasi para esses povos. Pesquisas indicam o uso desses instrumentos em cerimônias, ritos secretos e também como instrumento de alerta sonoro com finalidades de defesa do território. Tem sido divulgado ultimamente a existência de uma curiosa divindade Hopi designado Kokopelli, relacionada ao uso da flauta pelos povos antigos, com base em registros pictóricos ancestrais encontrados nas rochas. Representa um flautista corcundo que pressumivelmente promovia a fertilidade da Terra e do povo através das canções que tocava em sua flauta encantada nas cerimônias sagradas. "Face às forças de destruição que se desencadeiam nesse momento no planeta, o símbolo de Kokopelli representa a esperança de uma Terra novamente fértil e de Sementes portadoras de Vida. A cabeça de Kokopelli é coberta de antenas cósmicas que lhe permitem captar o canto das estrelas a fim de insuflá-lo às Sementes de Vida, Sementes de Estrelas, que fecundam a Terra-Mãe.". Publicado no site Planeta orgânico - Extraído da obra publicada por Seed Savers Exchange “The First Ten Years” 1986.
Atualmente, pesquisadores e fabricantes de flautas produzem exemplares inspirados nas antigas Anazasi, as quais têm sido bem apreciadas no cenário musical contemporâneo. Assista aqui ao vídeo do músico Scott August especialista em flauta Anazasi para ter uma noção melhor dessa música. A escala, o tibre e a embocadura da Flauta Anazasi possibilitam um amplo espectro de notas e tons o que torna a Anazasi um instrumento realmente singular, exótico e muito especial. Ao ouvir uma Anazasi bem tocada, um momento de paz se instalada no ambiente e conduz a alma por belos caminhos ancestrais. Régis Apoenã - Falcão Peregrino meu amigo flutemaker brasileiro fez uma réplica Anazasi para mim. Estou aprendendo a tocá-la e tentando me acostumar com a embocadura dela. Vejam ele a tocando nesse vídeo.
Experimentem a magia da Flauta Anazasi! Sugiro que assistam ao vídeo EZ Anazasi que publiquei aqui no espaço e proponho que compartilhemos comentários sobre essa experiência no Fórum Tecendo a Rede da Paz. Oportunamente reforço o convite para participarem conosco do Grupo Hunkapi - Círculo da Paz que se dedica a vivência e promoção da paz ao som da música ancestral nativa americana. Indico dois sites excelentes (em inglês) para quem quiser saber um pouco mais sobre as ancestrais flautas Anazasi: Native Flutes Walking e o blog do flautista Anazasi Scott August Echoes from the Mesa . Vamos juntos compondo a bela tessitura da paz de alma à alma.

Mitakuye Oyasim - Por todas as nossas relações

Nenhum comentário:

Postar um comentário